Caça as cores







SUGESTÕES DIDÁTICAS

Esta proposta é destinada a crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) que contempla o Campo de Experiência: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações e desenvolve parcialmente o objetivo de aprendizagem.

Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, tamanho): “Disposto no Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André."

A atividade têm como objetivo principal o reconhecimento das algumas cores, permitindo realizar desafios que incluem texturas, tamanhos e formas. Para iniciar a proposta escolha objetos com as características indicadas e disponibilize-os estrategicamente em um local que pode ser dentro de casa ou em algum espaço de convivência na unidade escolar. Convide as crianças para brincar, interagindo e explorando juntos o ambiente. Elas ficam instigadas para conhecer as novidades e utilizam os seus sentidos, como por exemplo, a visão e o tato para conhecer cores, texturas e formatos. As crianças com mais de 3 anos podem explorar outras possibilidades. Peça a participação para encontrar 2 objetos amarelos, 3 objetos verdes e 1 objeto vermelho.

Explore também os formatos arredondados, planos e formas geométricas; tamanhos grandes e pequenos; texturas ásperas, lisas, macias, entre outras possibilidades. Ao realizar a atividade as crianças se deparam com diferentes desafios que utilizam na construção do conhecimento. Brincadeiras, atividades dirigidas e criativas com cenários urbanos ou da natureza com diversidade de estímulos ampliam a compreensão de Mundo e a aprendizagem na Educação Infantil acontece naturalmente.

Na Sabina, dentro do espaço Tenda Sensorial há um painel representativo com os dois ambientes, coloridos e com texturas variadas. O espaço estimula bebês e crianças a explorarem sensações, por meio de experimentações, brincadeiras, percurso com pisos de pedra, madeira e tapete que despertam a sensibilidade com um ambiente colorido e acolhedor. Uma visita exploratória através do Tour Virtual ou mesmo uma visita presencial à Sabina pode ser planejada para conhecer a Tenda Sensorial e ampliar situações de aprendizagem. Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, tamanho) Disposto no Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André.



Material de apoio