Caixa de Tesouros




SUGESTÕES DIDÁTICAS

Nesta proposta os bebês (0 a 1 ano e 6 meses) têm a oportunidade de explorar os sentidos manipulando objetos com diferentes texturas, cheiros, temperaturas e formatos. Nessa perspectiva o trabalho é evidenciado no Campo de Experiência Corpo, Gestos e Movimentos atendendo parcialmente o objetivo de aprendizagem.

Utilizar diferentes brinquedos e elementos para enriquecer seus jogos e brincadeiras: “Previsto no Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André"

Organize em uma caixa de papelão/plástico alguns objetos escolhidos e higienizados cuidadosamente, ofereça de 6 a 10 objetos por vez, diversificando as formas, tamanhos, texturas, temperaturas e para segurança não disponibilize objetos com partes pontiagudas e aqueles com pequenas dimensões para não serem levados à boca.

Na proposta, o tema da Caixa de Tesouros é “cozinha”, inclua objetos como colher de madeira, de plástico ou de metal, peneira, funil, esponja natural ou outro tipo (antes do uso), toalha de mão, luva, paninho macio, frutas (ex.: maçã), tampa de pote plástico e etc. Observe como o bebê explora os objetos, não sugira ações, apenas supervisione e dê confiança. A manipulação do bebê, as reações, emoções, desejos e sentimentos indicará novas possibilidades de montar caixas com outros temas proporcionando novos momentos de brincadeiras.

Inclua em seu planejamento uma visita a Tenda Sensorial, na Sabina, que oferece diversos estímulos através de painéis com cores e texturas, percurso com pisos de pedras, madeira e tapete que despertam a sensibilidade com um ambiente colorido e acolhedor.



Materiais

  • Caixa de papelão ou plástico;
  • Objetos diversos.

Material de apoio