Conhecendo os Pinguins de Magalhães







SUGESTÕES DIDÁTICAS

Nesta atividade as crianças irão conhecer o Pinguim-de-Magalhães, reconhecer algumas características desta ave e compará-la com outras aves que aparecem na área urbana. A proposta trabalha o Campo de Experiência Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações, prevista para crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).

Ela explora parcialmente o objetivo de aprendizagem “Participar de situações de contemplação e investigação da natureza”, que faz parte das aprendizagens essenciais do Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André.

A atividade pode ocorrer presencialmente em sala de aula com a possibilidade de uso de computadores, tablets e smartphones ou de maneira remota em uma sala virtual. Reúna as crianças para assistir a vídeo que está disponível no ambiente virtual da Sabina “Conhecendo os Pinguinsde-Magalhães”. Realize a projeção com pausas no decorrer da apresentação do vídeo para levantar hipóteses e evidenciar algumas características do pinguim.

Se possível use também a imagem do Pinguim-de-Magalhães disponível no material de apoio para contribuir com o levantamento de hipóteses sobre as características desta ave. Pergunte às crianças: “Pinguim voa?”; “Como o pinguim faz para se locomover?”; “Alguém consegue imitar o movimento do pinguim?"; “Ele anda?”; “Ele nada?”; “Que partes do corpo ele usa?”; “Como é a cobertura do seu corpo?”; “Tem bico?”; “Tem asas?” “Tem nadadeiras?”.

Usando as respostas das crianças construa uma lista de palavras em uma folha à parte com as características mencionadas, se possível, utilize ilustrações para relacionar a palavra com as características do animal. Considere ainda, a construção de um mural das aves para enriquecer ainda mais a sua prática pedagógica, onde as crianças são convidadas a fazer comparativos das características dos pinguins com outras aves marinhas e também com as aves urbanas.

Comente com as crianças que existem outras aves marinhas, fragata, atobá, trinta-reis, gaivota, especialmente a maior ave marinha, o Albatroz, animal ameaçado de extinção, pois na mesma região que pescam, há barcos de pesca industrial que usam o espinhel, um cabo com anzóis e iscas, e as aves tentam roubar a isca do anzol e acabam presos, morrendo afogados.



Material de apoio