Beleza dos Corais







SUGESTÕES DIDÁTICAS

Há muitas possibilidades para exemplificar a importância dos Corais no ambiente marinho e nesta proposta, requer a observação das crianças para reconhecer as relações entre esses animais, as algas e os demais seres vivos do ambiente. Com essa perspectiva serão trabalhadas duas habilidades de Ciências previstas para o 2º ano que fazem parte das aprendizagens essenciais do Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André. A proposta contempla parcialmente as habilidades: “Descrever características de plantas e animais, valorizando a fauna e flora local” e “Analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos”, outras possibilidades de aprendizagem podem ter continuidade em atividades subsequentes.

Faça com as crianças uma observação criteriosa dos Corais, cada espécie tem uma cor, uma forma e um tamanho diferente, observe a diferença entre eles. É importante que eles consigam relacionar que os Corais contribuem com o equilíbrio do ambiente marinho, fazendo uma boa relação com as algas que são as principais responsáveis pela produção de oxigênio, garantindo abrigo, reprodução, proteção dos peixes e de seus ovos de predadores naturais.

Uma aula exploratória através do Tour Virtual ou mesmo uma visita presencial à Sala da Vida pode ser planejada para conhecer o Aquário de Corais e ampliar situações de aprendizagem. Dê possibilidades para as crianças refletirem sobre hábitos que podem prejudicar a vida desses animais, valorizando o ambiente marinho.



Materiais

  • Folha sulfite;
  • Lápis de cor, canetinha ou giz;
  • Tesoura.

Material de apoio