A cobra Jiboia




SUGESTÕES DIDÁTICAS

Esta proposta estabelece conexões com o Campo de Experiência Corpo, Gestos e Movimentos, atendendo parcialmente o objetivo de aprendizagem previsto para crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses).

Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros: "Valorizando as aprendizagens essenciais do Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André."

Há muitas possibilidades de iniciar e estimular as crianças, nesta atividade é utilizada a cantiga de roda conhecida por muitos adultos e crianças “A cobra não tem pé…” A música ajuda as crianças a estabelecer conexões entre novas ideias e conhecimentos prévios. Isso também possibilita que elas façam relações de semelhança e diferença.

A atividade visa levar as crianças para além da confecção da jiboia, fazendo com que elas percebam características comuns às cobras. Proponha algumas perguntas: A cobra tem pé e mão? Como faz para se locomover? O que faz para se prender aos galhos? Aproveite e evidencie a silhueta, cor, tamanho, hábitos alimentares, que sua língua é colocada para fora para reconhecer o ambiente. Conte também que a jiboia é nativa da Mata Atlântica, que prefere ficar nas árvores entre a vegetação. À medida que as crianças são estimuladas a participar e trocar ideias, elas se desenvolvem, os horizontes se ampliam e novas aprendizagens são incorporadas às já existentes.

É importante oferecer diferentes caminhos e propor desafios, dar voz às crianças. Nesse contexto, avalie a possibilidade de incluir no seu planejamento as propostas de atividades da Sabina Virtual. Se você não conhece a Sabina acesse o Tour Virtual e quando possível reserve um tempo para fazer uma visita técnica para conhecer o potencial educativo do terrário. Agende uma aula exploratória e acompanhe as crianças no espaço que tem as mesmas características da Mata Atlântica, onde vivem as jiboias, José e Leopoldo. Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros Valorizando as aprendizagens essenciais do Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André.



Materiais

  • Rolo de papel higiênico;
  • Canetinha;
  • Tinta, giz ou lápiz de cor;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Pedaço de papel.

Material de apoio