SUGESTÕES DIDÁTICAS

Nesta atividade as crianças irão reconhecer a fauna aquática marinha e os agentes poluidores do ambiente, relacionando-os com a necessidade da conservação das espécies, levando em consideração a defesa do meio ambiente.

A PROPOSTA TRABALHA A HABILIDADE DE CIÊNCIAS PREVISTA PARA O 3º ANO, Explora parcialmente a habilidade “Reconhecer os agentes poluidores do ambiente e propor soluções para amenizar os impactos ambientais", que faz parte das aprendizagens essenciais do Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André.

Os desdobramentos da atividade podem ser realizados de forma remota ou presencialmente na escola. Para dar início, o(a) professor(a) precisa antecipadamente criar o acesso ao Padlet para escolher e disponibilizar o mural que será utilizado para a sua turma. Use os tutoriais disponíveis nos links para te apoiar nesta etapa.

"Padlet: Como criar um mural virtual colaborativo"colaborativo”. Tríade Educacional. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tfAXW8pW2vc&feature=youtu.be. Acesso 19 jun 2021.

"Padlet: Como criar um mural virtual colaborativo". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tfAXW8pW2vc. Acesso 19 jun 2021.

Se a atividade ocorrer presencialmente, organize as crianças em uma sala com a possibilidade de uso de computadores, tablets ou smartphones. Caso ocorra de maneira remota, reúnamse em uma sala virtual. Projete ou leia o tema, é provável que muitas já conhecem bastante sobre o assunto, então, aproveite para fazer um levantamento prévio do que sabem ouvindo as hipóteses delas. Utilize perguntas como: “Quais animais vocês conhecem e que vivem no mar?”; ”Como eles são?”; “Como vivem?”; “O que eles comem?”. Deixe-as conversar livremente, compartilhando as informações, de modo que fiquem motivadas com a temática da atividade. Faça o registro da conversa e atente para as ideias que expressam os conhecimentos que elas possuem sobre o assunto.