Pinguins de Magalhães







SUGESTÕES DIDÁTICAS

Nesta atividade as crianças irão reconhecer o modo de vida e as diferentes características apresentadas pelos Pinguins-de-Magalhães e refletir sobre os problemas ambientais, com foco na poluição marinha, que interferem na vida dos pinguins e de outros animais aquáticos.

A PROPOSTA TRABALHA A HABILIDADE DE CIÊNCIAS PREVISTA PARA O 3º ANO, Explora parcialmente a habilidade: “Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam) dos animais comuns no ambiente próximo", que faz parte das aprendizagens essenciais do Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André.

A atividade pode ocorrer presencialmente em sala de aula com a possibilidade de uso de computadores, tablets e smartphones ou de maneira remota em uma sala virtual. Para dar início, o(a) professor(a) precisa antecipadamente criar os acessos ao Wakelet e Padlet. Caso seja necessário use os tutoriais para apoiá-lo(a) nesta etapa.

Wakelet é uma interessante plataforma para armazenar conteúdos digitais (texto, PDF, imagem, URL, Youtube, tweets). É uma ferramenta que reúne uma coleção de informações selecionadas e as armazena por temática. Acesse o link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLwpvWRoYuljDz7McHls5Ut00domoaocVY. Acesso em 20 jun 2021.

Padlet é uma ferramenta incrível para criar murais colaborativos. Use os tutoriais disponíveis nos links para escolher e disponibilizar o mural para a sua turma. “Padlet: Como criar um mural virtual colaborativo”. Tríade Educacional. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tfAXW8pW2vc&feature=youtu.be. Acesso 19 jun 2021.“Padlet: como criar um mural virtual colaborativo”. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=tfAXW8pW2vc. Acesso 19 jun 2021.

Caso não seja possível fazer o uso de tecnologias de informação como computadores, tablets e smartphones, use outros recursos disponíveis na escola para realizar a atividade. Ofereça os materiais impressos para que as crianças consigam fazer a leitura. Realize o mural utilizando cartolinas ou outros papeis, escreva as perguntas e solicite os registros manuscritos.



Material de apoio