Quedas Iguais







SUGESTÕES DIDÁTICAS

A abordagem contribui para o desenvolvimento parcial do eixo temático Vida e Ambiente e Tecnologia e Sociedade abrangendo conhecimentos fundamentais dos Conceitos de Química e Física e Fenômenos físicos e químicos previstos para o 4º termo da EJA II no componente curricular de Ciências, que faz parte das aprendizagens essenciais do Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André.

É possível através da observação desse vídeo/experimento, realizar sua a reprodução em sala de aula com diferentes materiais, de massa e tamanhos variados, como pregos, parafusos, pena, chumaço de algodão, folha de papel, folha de papel amassado em forma de bola, colher de pau, entre outros. Provoque o pensamento investigativo: “Por que objetos de mesma massa chegam ao chão em tempos diferentes?”; “O que pode ter provocado esse comportamento?”.

Por volta do século XVII, Galileu Galilei concluiu que se desprezarmos a resistência do ar, esses corpos chegariam ao chão no mesmo espaço de tempo. Então, podemos concluir que o ar interfere diretamente. Mas de que forma? Estimule a turma a levantar hipóteses de como o ar interfere nesse experimento.

Após a discussão das hipóteses, reproduza novamente o experimento, entretanto, coloque os objetos selecionados, como por exemplo, as folhas de papel, sobre a tampa de uma caixa de papelão, e novamente solte-os de uma distância do chão, pergunte: “Dessa vez o que aconteceu?”; “O resultado é o mesmo?”; “Que fator age sobre os objetos?”.

Isaac Newton realizou experimento semelhante no vácuo, sem a interferência do ar, e pôde observar que Galileu não estava totalmente errado, nem totalmente certo, devido à força de resistência do ar e sua ação sobre a superfície de cada corpo. Sem a presença do ar e sem resistência, temos os objetos em “queda livre”.

Estimule a pesquisa sobre aplicação da força de resistência do ar. A Sabina pode contribuir de maneira lúdica e divertida em seu planejamento de aulas! Na Sala de Ciências e Tecnologia, temos um experimento chamado “Cone de ar”, onde aplica-se a força de resistência do ar. Use também o Tour Virtual para conhecer o espaço ou agende uma aula exploratória para explorar os equipamentos de mecânica, óptica, magnetismo, eletricidade, entre outros, presentes no local.



Material de apoio