A Vez das Panelas




SUGESTÕES DIDÁTICAS

A brincadeira está prevista no Campo de Experiência Traços, Sons, Cores e Formas tem o objetivo de aprendizagem parcialmente atendido para bebês (0 a 1 ano e 6 meses).

Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente, desenvolvendo a atenção e a concentração: “Previsto no Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André."

Esta brincadeira aguça a atenção, apreensão, coordenação motora, equilíbrio, força muscular, as potencialidades, os limites do corpo, estabelece vínculos afetivos e trocas com os seus familiares quando a proposta é realizada no ambiente doméstico ou com professores e crianças da turma toda quando a proposta é realizada nas creches. Disponibilize as panelas velhas com diferentes tamanhos, pois desta forma os estímulos sonoros serão diferenciados. Diversifique a exploração dando utensílios de cozinha na mão da criança, como por exemplo, colheres de madeira, metal, plástico, dentre outros, oportunizando experiências variadas.

Um bom kit desses materiais para ter disponível nas creches são potes, tampas, peneiras, garrafas PET, cabos de vassoura serrados e lixados, tecidos, objetos coloridos que contribuem para os desdobramentos da atividade. Entretanto, algumas adequações são importantes para garantir a segurança das crianças, principalmente as dimensões dos objetos e tampinhas que podem ser colocados na boca.

Percebemos ao ver uma criança brincando muitas descobertas, investigações e questionamentos sobre o mundo ao seu redor. Brincar é a atividade principal da infância e precisa aparecer em todos os momentos do dia. Inclua em seu planejamento uma visita a Tenda Sensorial, espaço destinado aos bebês para o desenvolvimento de brincadeiras na Sabina. Todo acervo oferece diversos estímulos com painéis coloridos e texturas, percurso com pisos de pedras, madeira e tapete que despertam a sensibilidade com um ambiente acolhedor.



Materiais

  • Panelas;
  • Utensílios de cozinha.

Material de apoio