Coleção de Folhas




SUGESTÕES DIDÁTICAS

Esta proposta explora tamanhos, texturas e formas utilizando diferentes tipos de folhas, está prevista para crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) no Campo de Experiência Corpo, Gestos e Movimentos atendendo parcialmente o objetivo de aprendizagem

Vivenciar experiências que possibilitem o contato com o meio ambiente, de forma lúdica, por meio dos sentidos despertando diferentes sensações, de modo a desenvolver habilidades corporais mediante a observação e ação: “Conforme proposto no Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André."

Nesta atividade é possível estimular a coordenação motora fina, a partir de desenhos e pinturas, recolher, identificar e agrupar folhas de plantas por tamanhos, texturas e formatos.

Recolha juntamente com as crianças folhas que estão soltas dos galhos caídas no chão ou vasos. Desperte a observação e manuseio das folhas recolhidas e promova perguntas: “Todas as folhas são iguais?”; “Em que se diferenciam?”; “A textura é a mesma em todas as folhas?”; “O formato lembra algo que já viram?”; “As cores são iguais?”. Aproveite a oportunidade para evidenciar que se a planta é de sombra, a coloração tende a ser mais escura e a folha maior, para ter mais captação de luz; se a folha está exposta ao sol, geralmente possui coloração mais clara e folha mais espessa.

Solicite que cada criança escolha uma folha e oriente que faça o decalque utilizando papel, giz de cera ou lápis colorido. Avalie a possibilidade de incluir em seu planejamento uma visita a Sabina ou um Tour Virtual no Jardim Sensorial que possui grande variedade de plantas que podem ser observadas e sentidas, ampliando as vivências das crianças.



Materiais

  • Folhas de papel;
  • Giz de cera ou lápis de cor;
  • Folhas de plantas.

Material de apoio