Brincando com formas




SUGESTÕES DIDÁTICAS

Esta proposta aguça a criatividade, estimula a coordenação motora e explora algumas formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo). Está prevista para crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) no Campo de Experiência Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações atendendo o objetivo de aprendizagem.

Brincar com figuras geométricas de maneira criativa: “Conforme proposto no Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André".

Pergunte às crianças se já repararam que os brinquedos têm diferentes formas e cores. Convide-as para encontrar e reconhecer algumas formas e aproveite para evidenciar algumas características dos traços das formas geométricas (quadrado, triângulo, círculo e retângulo). Outra possibilidade a ser explorada é promover a observação do espaço, pergunte se veem formas geométricas, solicite que digam o nome da forma e onde se encontra.

Com os rolinhos de papel higiênico, convide as crianças para modelar as formas geométricas fazendo algumas dobras e marcando as linhas com os dedos. Ao final, use-as como carimbos, utilizando tinta guache ou tinta caseira confeccionada com terra.

Existem muitos artistas que usam as formas geométricas para criar seus desenhos. O artista Romero Britto cria obras com muitas formas e cores. Navegue no Tour Virtual para conhecer a Sabina, inclua uma visita exploratória e a atividade em seu planejamento e leve as crianças à exposição de fotos da Pinacoteca de Santo André que temos em nosso espaço para que possam apreciar diversas obras e inspirá-los. Conheça também o espaço da Matemática e proporcione às crianças novas vivências para reconhecer as formas geométricas.



Materiais

  • 2 colheres de terra;
  • 2 colheres de cola líquida branca;
  • Recipiente e colher.

Material de apoio